Histórias da Osteopatia: A “magia” do dr. Jones
Hoje iremos contar a história de um grande Osteopata, Dr. Lawrence Jones DO, 0 criador da técnica Strain Counterstrain.
Dr. Jones nasceu e foi criado em Spokane, Washington. Quando criança trabalhou nos pomares de maçã e foi lá que testemunhou a eficácia da manipulação osteopática. Um companheiro caiu de uma árvore próxima e não conseguia andar. Um amigo, cujo pai era DO, foi chamado para prestar socorro e após o atendimento seu companheiro pôde voltar a trabalhar!
No início de 1955, um paciente foi encaminhado a ele por um DO praticante de medicina osteopática no estado de Idaho. O problema do paciente era um espasmo persistente do músculo Psoas, que apesar de todos os esforços, não estava respondendo aos métodos em uso na época.
Dr. Jones o tratou em seis ocasiões sem sucesso. A essa altura, o paciente afirmou que, se ao menos pudesse dormir mais de 15 minutos por vez seria feliz. Dr. Jones decidiu experimentar. Com o paciente deitado, Jones o moveu suavemente de várias maneiras até que ele finalmente encontrou uma posição onde o paciente não sentia dor.
Ele apoiou o paciente com travesseiros para que ele pudesse permanecer naquela posição enquanto saía para ver outro paciente. Quando voltou, o paciente estava dormindo profundamente. Finalmente ele acordou, levantou-se cautelosamente e descobriu que a dor havia sumido! O paciente disse “é um milagre” e Jones ficou pasmo!
Em 1966 publicou seu primeiro artigo na revista DO intitulado “Lançamento espontâneo por posição”. Logo foi chamado para dar aulas de suas técnicas ao redor do mundo.
A descoberta que o Dr. Jones fez é realmente notável na história. Seu trabalho foi original e influenciou muitos praticantes.