SOBRE A OSTEOPATIA

Filosofia Osteopática

Osteopatia reconhece que os sinais e sintomas clínicos de cada paciente são as consequências da interação de múltiplos fatores físicos e não apenas uma única causa.

Os cuidados osteopáticos incorporam uma ampla gama de abordagens para a manutenção da saúde e do tratamento da doença. A aplicação prática da filosofia osteopática é descrita por vários modelos de relações estrutura-função que são usados por profissionais para a obtenção de informações de diagnóstico e a interpretação do impacto da alteração neuro musculo esquelético na saúde geral do paciente.

Ela abraça o conceito da unidade da estrutura do indivíduo (anatomia) e função (fisiologia). A Osteopatia é uma abordagem centrada na pessoa e nos cuidados de saúde, em vez de centrado na doença.

Os 4 princípios fundamentais da Osteopatia propostos pelo Dr. Andrew Taylor Still são:

1 – A estrutura governa a função: com isso o Dr. Still quer dizer que qualquer tecido ou sistema corporal só pode funcionar bem se a estrutura estiver adequada, e que se houver algum desequilíbrio cedo ou tarde isso se transformará em uma dor, sintoma ou patologia.

2- A unidade do corpo: naquela época o Dr. Still já percebeu que tudo no corpo está interligado, que cada osso, víscera ou músculo que esteja com alguma alteração vai gerar repercussões em vários outros tecidos e sistemas, pois o corpo é um só. É como um grande lago que se jogarmos uma pedra em algum ponto do lago as pequenas ondas que se formarão irão atingir todo o lago.

3- A auto cura: outra percepção sobre o funcionamento do corpo que o Dr. Still incorporou em seus tratamentos é a de que o nosso organismo tem a capacidade de auto cura, que em termos técnicos chamaríamos de Homeostase. Se batermos forte uma parte do nosso corpo contra algum objeto, isso vai gerar um hematoma, porém mesmo sem tratamento nenhum esse hematoma desaparece depois de uma ou duas semanas, o que nos mostra que o corpo tem a capacidade de drenar essa hemorragia e reparar os tecidos. Portanto, desde o ponto de vista osteopático, o que o terapeuta precisa fazer é encontrar o que esta impedindo que o corpo realize a homeostase. Em geral são restrições articulares, musculares, fasciais ou mesmo viscerais que podem ser ajustadas com uma abordagem manual.

4- A lei da artéria: O Dr. Still dizia, com toda razão, que qualquer tecido só pode funcionar bem se estiver bem vascularizado. Por isso dentro do pensamento osteopático é importante eliminar qualquer alteração da vascularização que ocorra por compressões, estiramentos ou por alterações do Sistema Nervoso Autônomo.

Fique atualizado! Assine nossa newsletter!