SOBRE A OSTEOPATIA

Ciência Osteopática

O ano era 1872, o Dr. Andrew Taylor Still, um médico de fronteira do meio oeste americano, após diversas experiências duras e negativas. Frustrado com a medicina realizada na época, começa a pensar em uma nova forma de abordar e tratar a saúde das pessoas. Nessa época várias conexões foram feitas na sua cabeça para dar forma ao que viria a se tornar a Osteopatia. Como exatamente essas inspirações foram parar na sua cabeça? Ninguém de nós nunca saberá, existem algumas poucas fontes históricas, e muitas especulações.

O Dr. Still chegou a admitir que no início da sua carreira não pensava na Osteopatia em uma ciência a ser estudada pelo mundo. Uma escola com essa nova filosofia era o menor dos seus pensamentos. Mas é claro que sempre essas reformas aparecem de forma inconsciente.

Um homem importante na história da Osteopatia e quase sempre esquecido que levou ajudou a levar a Osteopatia para o patamar do ensino e da ciência foi o médico britanico Willian Smith. Em troca de ensinar aos filhos do Dr. Still anatomia, o Dr. Willian Smith teve a oportunidade de aprender diretamente com Still vários dos seus ensinamentos mais avançados sobre a Osteopatia.

Após isso, Still foi persuadido a montar o que seria a Academia Americana de Osteopatia (ASO), atualmente Andrew Taylor Still University (ATSU). Primeira escola de Osteopatia, agora com um currículo completo, com todas as bases necessárias para uma formação de mais alto nível em saúde, integrando estudos de fisiologia, histologia, bioquímica e demais disciplinas necessárias.

Com o tempo os estados americanos foram aceitando a Osteopatia sendo que o primeiro estado americano a aceitar a Osteopatia foi o New England State of Vermont. Em seguida Missouri, Dakota e Iowa. E outras escolas de Osteopatia começaram a surgir até que se formou a Associação de Colégios de Osteopatia. Numa tentativa de se uniformizar os currículos, em seguida foi montada a Associação Americana de Avanços em Osteopatia que é o primeiro passo para a formação da ciência osteopática.

O primeiro periódico em Osteopatia que temos notícia, e que é um dos mais famosos até hoje, é o Journal of American Osteopathic Association (JAOA) que; teve a sua primeira edição no ano de 1901.

A Osteopatia não deve ser confundida com algo místico e nem sobrenatural. Ela está pautada no estudo exaustivo da anatomia, da fisiologia e biomecânica. Mesmo assim, por ser uma ciência jovem, ainda carece de novos estudos que corroborem, cada vez mais, os resultados clínicos obtidos. Hoje a Osteopatia passa pelas mesmas dúvidas de anos atrás, se é científica e se não é placebo (que talvez seja a nova palavra para o charlatanismo). Da mesma forma, a resposta a essas críticas deve ser feita através do trabalho de cada osteopata no mundo. Mostrando que a ciência deixada pelo velho doutor está cada vez mais forte.

Fique atualizado! Assine nossa newsletter!