Histórias da Osteopatia: John Littlejohn
Hoje iremos falar de um personagem que teve uma grande influência na história da osteopatia, Dr. John Martin Littlejohn 1865-1947.
De origem escocesa, John-Martin Littlejohn recebeu formação universitária em teologia, literatura e medicina. Conheceu, AT Still em Kirksville em 1892 devido a problemas crônicos de saúde e ficou tão impressionado com o conceito e a técnica da osteopatia que decidiu se tornar um osteopata.
Ele estudou na faculdade em Kirksville, enquanto ensinava fisiologia. Em 1900, mudou-se para Chicago e fundou, com seus dois irmãos, o Colégio Americano de Osteopatia, Medicina e Cirurgia. Após sete anos, reuniu suas palestras e artigos em dois livros, Princípios da Osteopatia e Teoria e Prática da Osteopatia.
Em 1913, Dr. John Littlejohn retornou à Europa e se estabeleceu na Inglaterra, onde fundou a Escola Britânica de Osteopatia. Esta escola é a origem de toda uma corrente osteopática europeia.
Dr. John Littlejohn deu continuidade ao trabalho de Dr. Still, usando os elementos fornecidos pelo desenvolvimento das ciências básicas da saúde e da ciência médica influenciando escolas e osteopatas.