19.02.2019

Aluno de graduação pode iniciar curso de Osteopatia?

Aluno de graduação pode iniciar curso de Osteopatia?

A AOB, que possui vínculo com o Coffito, tem como um de seus objetivos, auxiliar nos processos de ensino da Osteopatia no Brasil a fim de garantir o melhor nível para a formação do Osteopata e consequentemente garantir o alto nível para Osteopatia brasileira.

Para que estes objetivos sejam alcançados foram desenvolvidas diretrizes para o ensino da Osteopatia no Brasil, bem como são realizadas provas de especialidade para que o fisioterapeuta formado em Osteopatia receba a titulação de especialista profissional em Osteopatia.

Estas ações são realizadas levando em conta as considerações do conselho de ensino da associação, que é composto por associados especialistas com experiência docente em Osteopatia.

As decisões são sempre pautadas no Benchmark for training in Osteopathy, que é um documento desenvolvido pela Organização Mundial de Saúde, nas experiências do ensino da Osteopatia no Brasil e em outros países onde a Osteopatia tem uma história mais longa e nas normas do Coffito relativas às especialidades.

Segundo norma do Coffito, para ingressar num curso de especialidade profissional o indivíduo deve possuir a titulação de ensino superior em fisioterapia. 
Logo, não é reconhecido o diploma em cursos de especialização em Osteopatia (ou qualquer outra especialidade profissional) de alunos que não possuam a titulação de ensino superior.

Os alunos que entrarem em cursos de especialização em Osteopatia antes de obterem graduação em fisioterapia não terão a possibilidade de validar os seus documentos em caso de aprovação no exame nacional de especialidades do Coffito. Já que este órgão não reconhece essa situação como válida.

Consequentemente, não poderão receber o título de especialista profissional por esse órgão. Que por sua vez, é o único reconhecido para tal.

Como sugestão de formação em Osteopatia, busque sempre uma escola que esteja alinhada com as normativas da AOB/Coffito.

Qualquer dúvida entre em contato conosco que estaremos à disposição para sanar suas dúvidas.

Contato AOB- secretaria@osteopatiabrasil.org.br

Mais Notícias >

Fique atualizado! Assine nossa newsletter!