08.03.2018

Dia Internacional da Mulher

Dia Internacional da Mulher

No primeiro catálogo da American School of Osteopathy, em 1902, estava escrito o seguinte:

“Mulheres Bem-Vindas”
“As mulheres são admitidas nos mesmos termos que os homens. É política da escola que não haverá distinção quanto a sexo, tendo ambos as mesmas oportunidades, cumprindo os mesmos requisitos. Eles possuem os mesmo estudos, assistem às mesmas palestras, estão sujeitos às mesmas regras, e prestarão os mesmos exames.”

É com grande satisfação que a Associação dos Osteopatas dos Brasil parabeniza à todas as mulheres pelo Dia Internacional da Mulher.

Nettie Bolles, DO
Graduado em 1894
Primeira Osteopata mulher da história,
Primeira mulher aceita em AMA em 1915
Fundadora da Colorado School of Osteopathy, 1897
Vice-Presidente da AAAO, 1897 (Mais tarde se tornou AOA)

________________________________________________

Mais sobre Nattie Bolles:

No verão de 1892, meses antes da abertura da American School of Osteopathy (ASO),  Mrs. Jenette Bolles levou sua mãe, que estava paralisada após uma queda, para Kirksville para ser vista pelo Dr. Still. Quando ele conseguiu ajudar sua mãe, ela perguntou se uma mulher poderia fazer aquele tipo de trabalho.

A resposta de Dr. Still foi que a mulher poderia aprender a fazer qualquer coisa que um homem pudesse fazer. Naquele outono, “Nettie” Bolles estava entre aqueles que se reuniram para formar a primeira turma em Osteopatia. Dr. A.T. Still selecionou Mrs. Bolles, que era formada pela “University of Kansas”, para ensinar anatomia no segundo ano da escola em andamento. Então em 1893 ela se tornou a primeira mulher a compor o corpo docente da ASO.

Ela também trabalhou como primeira editora do “Journal of Osteopathy”. Dra. Bolles depois se mudou para Denver, onde fundou o “Bolles Institute of Osteopathy”, depois renomeado Colorado College of Osteopathy. Em 1904 houve a fusão entre a “Colorado College” e a “Kirksville College”. Dra. Bolles foi a primeira pessoa a se tornar vice-presidente da American Osteopathic Association (AOA). Ela também trabalhou como segunda vice-presidente e administradora da associação por muitos anos.

Ela ajudou a fundar a  “Osteopathic Women’s National Association” (OWNA), sendo presidente por três vezes. O governador de Colorado também a nomeou como membro do “Colorado Board of Medical Examiner”, a primeira osteopata e a primeira mulher designada para essa função. Ela foi selecionada como presidente do “State Child Hygiene Committe” e em 1911 representou o estado do Colorado no “Mother’s White House Conference” em Washington.  

Sua filha Esther e seu marido C. Robert Starks, ambos osteopatas, viveram em Denver por muitos anos. Ele foi presidente da AOA em 1944-1945. Dra. Esther Starks, não atuou clinicamente como osteopata, mas forneceu outro grande serviço à Osteopatia trabalhando como secretária por 36 anos da “Colorado State Board of Examiners in Basic Sciences”.

Autora Georgia Warner Walter, B.S., D.O. Ed.(Hon.) “Women and Osteopathic Medicine: Historical Perspectives”, 1994.

Mais Notícias >

Fique atualizado! Assine nossa newsletter!