21.06.2022

DIA MUNDIAL DA OSTEOPATIA

DIA MUNDIAL DA OSTEOPATIA

CARTA ABERTA DA AOB AOS OSTEOPATAS E DEMAIS PROFISSIONAIS DA SAÚDE

O dia de hoje, 22 de junho, um dia comum na vida da maioria das pessoas contudo um dia ímpar na história da humanidade, já que nessa data nasceu a Osteopatia. Sim, pode parecer uma certa arrogância dizer que esse dia é importante para humanidade, mas como dizer que não? A Osteopatia, nascida nos EUA em 1874, hoje toma a Europa e América como um dos tratamentos de saúde que mais cresce, mudando a vida de milhões de pessoas, sejam elas profissionais ou pacientes. Esse crescimento sustentável, como vemos, só é possível quando um tratamento apresenta resultados sólidos, estes advindos do brilhantismo do Dr. Andrew Taylor Still, que no século XIX, graças aos seus estudos, formulou conceitos de saúde que ultrapassaram os séculos e até hoje são atuais, e as pesquisas científicas vêm endossando.

Aproveito a oportunidade para lembrar de como nasce a osteopatia, Dr. Still vinha estudando como dar melhores tratamentos aos seus pacientes, já que estava convencido que os métodos usados à época não tratavam as pessoas de uma maneira correta. Andando na rua, vê uma família pobre onde uma criança tinha problemas e, em um ato de generosidade oferece auxílio, quando toma a criança em seus braços e a avalia tem um insigth que o leva à descoberta e desenvolvimento da Osteopatia. Em outras palavras, a Osteopatia surge através de dedicação e doação. Clamo que nós, osteopatas e demais profissionais da saúde, por respeito à vida, sigamos as atitudes de Dr. Still, em um mundo onde cada vez mais as pessoas são tratadas como números. Devemos entender que é a nossa capacidade técnica, somada à empatia com aquela pessoa a nossa frente, que veio buscar nossa ajuda, pois de alguma forma está fragilizada naquele momento, que nos permitirá proporcionar às pessoas uma melhora de sua qualidade de vida. Vale salientar, especialmente pós pandemia. onde o contato humano acabou sendo visto como algo mortal, que as mãos têm imenso poder de cura, não devemos perder isso de vista.

Nesse dia de celebração é importante comemorarmos onde estamos e quem somos, contudo, sem perder de vista de onde viemos e dos desafios que temos à frente. Com o grande crescimento que a Osteopatia teve nas últimas décadas, situações como ética profissional, zelo pela qualidade de ensino e produção científica tornaram-se um desafio para nossa classe, é dever de todos nós propagar esses pilares em busca de uma Osteopatia cada vez mais forte. Lembro que a Osteopatia somos todos nós, osteopatas e estudantes de Osteopatia, é a nossa atuação individual que somada permite a existência do coletivo, ou seja, você não é um osteopata ou estudante de Osteopatia, você é a Osteopatia em si. Vamos carregar essa responsabilidade não como um fardo, mas como um estímulo para que possamos ser profissionais cada vez melhores. Assim como Dr. Still e diversos outros osteopatas brilhantes ao longo do tempo nos deixaram uma grande herança, vamos lembrar que nossa biologia pode ser finita, mas nosso legado pode ser eterno.

Desejamos a todos um dia de felicidades, realizações e muita Osteopatia.

 

DIRETORIA DA ASSOCIAÇÃO DOS OSTEOPATAS DO BRASIL (AOB)

Mais Notícias >

Fique atualizado! Assine nossa newsletter!