29.04.2021

Dica do Especialista

Dica do Especialista

Hoje o texto está um pouco mais extenso do que o normal, mas vale apena ler até o final.

*Até onde você vai, para a autopromoção nas redes sociais?*

Nos dias de hoje está cada vez mais comum a divulgação dos serviços fisioterapêuticos, por meio da exposição dos pacientes em diferentes situações na internet.

Essa prática é ilegal e pode ser motivo para abertura de processo ético-disciplinar contra o profissional que a cometer.

De acordo com o Código de Ética e Deontologia da Fisioterapia faz referência à esses assuntos nos itens:

Capitulo II – Das responsabilidades fundamentais. Artigo 10 – É PROIBIDO ao fisioterapeuta divulgar, para fins de autopromoção, declaração, atestado, imagem ou carta de agradecimento emitida por cliente/paciente/usuário ou familiar deste, em razão de serviço profissional prestado;

Capitulo III – Do relacionamento com o cliente/paciente/usuário. Artigo 15 – É PROIBIDO ao fisioterapeuta, V – Inserir em anúncio ou divulgação profissional, bem como expor em seu local de atendimento/trabalho, nome, iniciais de nomes, endereço, fotografia, inclusive aquelas que comparam quadros anteriores e posteriores ao tratamento realizado, ou qualquer outra referência que possibilite a identificação de cliente/paciente/usuário, salvo para divulgação em comunicações e eventos de cunho acadêmico científico, com a autorização formal prévia do cliente/paciente/usuário ou do responsável legal.

Além disso destaca em um capítulo específico destinado a esse tema:

Capitulo X – Da divulgação profissional, Artigo 51 – Na divulgação em meio eletrônico de textos, imagens e vídeos com orientações para cliente/paciente/usuário e coletividade, o fisioterapeuta deverá observar o preceituado neste Código.

É DEVER do fisioterapeuta zelar pela sua profissão e fazer CUMPRIR o que consta em seu Código de Ética. Isso pode ser feito por meio de denúncia do infrator que deve ser enviada ao Crefito da região.

A função do COFFITO é julgar a atuação profissional em relação à ética e estabelecer normas, possibilitando que a população obtenha serviços de maior qualidade e que a profissão seja valorizada.

Mais Notícias >

Fique atualizado! Assine nossa newsletter!