Histórias da Osteopatia: Um pedido de Still
Para provocar a curiosidade de todos, vamos falar de um trecho do livro que estamos traduzindo da autobiografia do Dr. Andrew Taylor Still.
“A verdade conforme me lembro” – A. T. Still
Still escreveu este livro para apresentar os eventos que aconteceram em sua vida, narrando acontecimentos conforme estavam registrados em sua mente.
O relato de cada acontecimento corresponde a sua lembrança, não importando a percepção do leitor no texto apresentado.
Embora as pessoas da época pedissem para que contratasse um “biógrafo” profissional para registrar sua vida, ele chegou a conclusão de que ele mesmo deveria registrá-la, se preocupando com os detalhes.
Ele relata em um episódio, enquanto lia sobre as Batalhas da Rebelião I, que descrevem “como o Major A. T. Still, de sabre em riste, investiu contra os rebeldes, conclamando seus homens à vitória”. Começou a duvidar dos biógrafos profissionais, ele sabia que não teve conclamação durante a batalha que foi acirrada por duas horas, entre dois batalhões com trinta mil combatentes cada.
Still, lembra que os repórteres da década de 1860 não se empenhavam em escrever a verdade e mesmo que quisessem não o teriam feito, porque tinham medo de ficar próximos da batalha. A distância que mantinham dos projéteis era de cerca de oito a dezesseis quilômetros.
Ele acreditava que os repórteres da sua época não escreviam a verdade.
Assim Still disse: ”se desejar conhecer minha história, por favor, leia-a de meu próprio punho, e não o relato deturpado de algum jornalista embusteiro”.
A. T. Still
Kirksville, Missouri, 15 de junho de 1897.