12.10.2017

NOTA DE REPÚDIO AO QUADRO EXIBIDO NO PROGRAMA DO GUGU

NOTA DE REPÚDIO AO QUADRO EXIBIDO NO PROGRAMA DO GUGU

A Associação dos Osteopatas do Brasil – AOB vem por meio desta manifestar sua discordância referente ao quadro apresentado no último dia 11\10\2017 no programa do Gugu da Rede Record, no qual a Osteopatia foi apresentada sem os devidos parâmetros éticos, técnicos e legais. Ressalta ainda que, diferente do exposto pelo programa, o fisioterapeuta não possui o título de Especialista em Osteopatia.

Temos por obrigação esclarecer os meios de comunicação e o público em geral que a Osteopatia é uma Especialidade da Fisioterapia e deve-se seguir um rigoroso processo para obtenção da titulação de especialista na área junto ao Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – COFFITO e à AOB.

Chamamos atenção para o fato de que em qualquer ciência da saúde, procedimentos terapêuticos só devem e podem ser realizados após criteriosa avaliação, fundamentada em propedêutica, semiologia e exames complementares, levando em consideração critérios de inclusão e exclusão, para somente então eleger conduta terapêutica adequada.

A não observância destes elementos, da forma como foi demonstrado na referida atração televisiva, pode colocar em risco a saúde da população, além de não representar a realidade da abordagem osteopática. Durante a apresentação das técnicas manipulativas, estas foram aplicadas em desacordo com a metodologia, raciocínio, diagnóstico e conduta terapêutica preconizada pela Osteopatia.

Reforçamos ainda que na referida atração, em diversos momentos, atentou-se contra o Código de Ética da Fisioterapia.

Vivemos em uma época de mercantilização, inclusive da saúde, tais atitudes trazem enormes prejuízos e induzem à crença da existência de procedimentos milagrosos e banalização de abordagens terapêuticas, que são valiosas dentro do contexto terapêutico adequado.

A Associação dos Osteopatas do Brasil – AOB tem por objetivo resguardar a saúde da população brasileira, zelando pela qualificação do profissional Especialista em Osteopatia no Brasil. Frisando que qualquer conteúdo ou matéria com fins educativos tem como objetivo promover a saúde, jamais atender demandas pessoais ou de mercado e deve expor rigorosamente as aplicações, limites e alcances das terapias, fundamentadas no que é acreditado, reconhecido e recomendado pelas entidades representativas.

Orientamos todos os meios de comunicação e a população em geral que para eventuais dúvidas e informações a respeito da Osteopatia e profissionais especialistas podem entrar em contato com a Associação dos Osteopatas do Brasil – AOB pelo site www.osteopatiabrasil.org.br.

A Diretoria

Mais Notícias >

Fique atualizado! Assine nossa newsletter!